Sobre a nossa igreja

Somos de fato uma Igreja abençoada e abençoadora. Uma Igreja que se apresenta como um modelo alternativo de Ministério. Uma Igreja contextualizada e sensível às mudanças e avanços da nossa época. Uma Igreja moderna, atuante, descomprometida com tradições, preconceitos e preceitos meramente humanos.

Somos totalmente comprometidos com a sã doutrina e os eternos, imutáveis e infalíveis ensinamentos da Bíblia Sagrada – nossa única regra de fé e prática tem sido o respeito, a obediência, a fidelidade e a fé na Santa Igreja Católica e apostólica.

Somos uma Igreja que tem um Compromisso com o Grande Mandamento e a Grande Comissão. Ao nosso Deus, Rei dos Reis, Senhor dos Senhores, damos todo louvor, toda honra e toda glória.

Nosso desafio de ministério
Ser uma Igreja Relevante, e uma Prelazia prestadora de Serviços que vive pela fé, movida pelo amor a Deus e as pessoas, sendo uma Voz de Esperança e Transformação para todas as pessoas que vivem em Pouso Alegre e Sul de Minas, através do Evangelho de Jesus Cristo e uma base de sustento missionário.
Nossa Declaração de Missão
“Somos uma Igreja Dirigida pelos Propósitos Bíblicos, que glorifica a Deus e edifica as pessoas através da Adoração, Comunhão, Discipulado, Serviço e Missões”. Nossa Santa Missa em Seu Lar é “Ganhar Mais Pessoas Para Jesus”. Nosso desafio de ministério: Descobrir o Molde de Servo de Cada Membro. O pastor Dom Nildemar nosso bispo diocesano desenvolveu cinco elementos: Dons Espirituais, Coração (Paixão) Habilidades (Talentos Naturais) Personalidade (Estilo Pessoal)
Fome e sede por um Avivamento Espiritual
No último e mais importante dia de festa, Jesus levantou-se e disse em alta voz: “Se alguém tem sede, venha a mim e beba. Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva”. Ele estava se referindo ao Espírito, que mais tarde receberiam os que nele cressem. Até então o Espírito ainda não tinha sido dado, pois Jesus ainda não fora glorificado”. (João 3: 37-39) “Então Jesus declarou: Eu sou o pão da vida. Aquele que vem a mim nunca terá fome; aquele que crê em mim nunca terá sede”. (João 6:35) Firmes em Cristo e de mãos dadas, com fé, amor, esperança e desejos de servirmos a Deus, visualizemos dias cada vez melhores na edificação de uma igreja de grande relevância na cidade de Pouso Alegre e a ela dedicaremos parte de nossas vidas para sua edificação. No compromisso de Glorificar a Deus, Edificar Vida, Com Fome e Sede Por Um Avivamento Espiritual.
Nossos Valores
Nosso Valores são movidos e motivados pelos seguintes valores:
Trabalhar em Equipe com Liderança Autêntica e Capacitadora (Hebreus 13.7; 2 Timóteo 2.1-2)
Estrutura Funcional Através de Ministérios Orientados Pelos Dons Espirituais (Cada Membro um Ministro) (Romanos 12.4-6)
Espiritualidade Contagiante Tendo Uma Vida Dirigida Pelos Propósitos de Deus (Mateus 5.13-16; Mateus 22.37-40; 28.19,20)
Culto Inspirador e Com Sensibilidade (I Coríntios 9.22,23)
Pequenos Grupos Dirigidos Por Propósitos e Afinidades (Atos 5.42)
Evangelização Orientada Para as Necessidades (Atos 4.32-35)
Relacionamentos Marcados Pelo Amor Fraternal (Romanos 12.10-11)
Bíblicos nas Crenças e Íntegros nas Práticas (2 Timóteo 3.16-17)
Processo de Desenvolvimento de Vidas (As Classes) (Efésios 4.11-16)
Pregações Que Envolvem Mudança de Comportamento (Romanos 12.1-2)
Compromisso com a Excelência e a Criatividade em Tudo que Fazemos (Colossenses 3.17)

Atividades de formação católica
O Centro de Estudos da Prelazia em Pouso Alegre continua oferecendo, aos que o desejarem, atividades de formação cristã, atividades que incluem cursos de catecismo da Igreja Católica, palestras sobre temas de espiritualidade e a possibilidade de receber orientação espiritual de um sacerdote, confissões, batizados, casamentos.
Quem são os fiéis
A imensa maioria dos fiéis são homens e mulheres leigos, e apenas 2% são sacerdotes. A maioria (cerca de 70%) são pessoas casadas, os chamados supernumerários. Os restantes os solteiros (chamados numerários e os adscritos) aqueles que não se casam porque receberam de Deus a vocação ao celibato apostólico, que muitas pessoas viveram e vivem na Igreja Veterocatólica desde o começo.

Para fazer parte em qualquer uma das categorias com o desejo de ingressar na Prelazia, é preciso que a pessoa tenha recebido de Deus uma vocação, um chamado pessoal para assumir o compromisso de dedicar toda a sua vida a Ele, servindo-O no meio do mundo e difundindo a mensagem de Cristo de que todos podem ser santos: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48).
Qualquer pessoa que deseje colaborar com as atividades pode tornar-se um Cooperador, um Colaborador o que não significa que seja membro da instituição, mas apenas que ajuda a Obra com a sua oração, o seu trabalho e/ou suas contribuições.
Deus nos espera cada dia (...) em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. (...) Ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não o encontraremos nunca.