A imensa maioria dos fiéis são homens e mulheres leigos, e apenas 2% são sacerdotes. A maioria (cerca de 70%) são pessoas casadas, os chamados supernumerários. Os restantes os solteiros (chamados numerários e os adscritos) aqueles que não se casam porque receberam de Deus a vocação ao celibato apostólico, que muitas pessoas viveram e vivem na Igreja Veterocatólica desde o começo.
Para fazer parte em qualquer uma das categorias com o desejo de ingressar na Prelazia, é preciso que a pessoa tenha recebido de Deus uma vocação, um chamado pessoal para assumir o compromisso de dedicar toda a sua vida a Ele, servindo-O no meio do mundo e difundindo a mensagem de Cristo de que todos podem ser santos: “Sede perfeitos como vosso Pai celestial é perfeito” (Mt 5, 48).
Qualquer pessoa que deseje colaborar com as atividades pode tornar-se um Cooperador, um Colaborador o que não significa que seja membro da instituição, mas apenas que ajuda a Obra com a sua oração, o seu trabalho e/ou suas contribuições.
Deus nos espera cada dia (...) em todo o imenso panorama do trabalho. Não esqueçamos nunca: há algo de santo, de divino, escondido nas situações mais comuns, algo que a cada um de nós compete descobrir. (...) Ou sabemos encontrar o Senhor em nossa vida de todos os dias, ou não o encontraremos nunca.