Publicidade

Dom Albino Camarinha toma posse como novo bispo de Portugal/Europa pela IVCM

O novo bispo da Igreja Veterocatólia Missionária, Dom Albino Camarinha, IVCM, tomou posse de sua missão em Paracambi/RJ, neste domingo, 27 de agosto.

Dom Albino Camarinha foi sagrado pelo Patriarca Arcebispo Primaz Dom José Fernando de Faria, no domingo, dia 27 de agosto de 2023. Em Paracambi – Rio de Janeiro – Brasil

Com a posse, a Diocese de Braga/Portugal inicia o pastoreio de seu novo bispo diocesano. Dom Albino continuará na cidade de Braga/Portugal agora como bispo da Igreja Veterocatólica Missionária para toda Europa.

Participaram da solenidade o Patriarca e Arcebispo e presidente da IVCM, Dom José Fernando de Faria; entre padres da Região Sudeste, composto de Diáconos e Seminaristas Religiosas (os). Presente os bispos Dom Nildemar Andrade dos Santos, Dom Rodrigo Soares, Dom Geovane Zacarias Arrudas, Dom Antônio Carlos e Dom Eric entre dezenas de sacerdotes, religiosos (as) diáconos, seminaristas, amigos e familiares do ordenado.

Logo no início da cerimônia de sagração, Dom Albino Camarinha na Procissão de entrada, com aplausos dos fiéis e convidados que o saudaram com salva de palmas. Em seguida, colocou-se diante do Sacrário para um breve momento de oração, no qual fez sua promessa de fidelidade à missão confiada.

A apresentação do novo bispo à diocese foi feita por Dom Nildemar, com palavras de agradecimento a Dom Rodrigo Soares que, durante quase oito anos, vem governando a diocese de Paracambi/RJ, e de boas-vindas ao novo ministério.

Como ato oficial da sucessão apostólica, Dom José Fernando de Faria impôs lhes as mãos o sagrando bispo de Portugal e Europa. Dom Albino recebeu o cajado de pastor, as vestes (paramentos) litúrgicos ao agora é mais um dos bispos pela IVCM. Dando continuidade ao rito de sagração episcopal que foi emocionante levando muitos as lágrimas.

Após a cerimônia de posse, o novo bispo participou da celebração da Santa Missa como parte de sua sagração.

Terminado a cerimônia episcopal, Dom Albino Camarinha fez breve discurso de 36 minutos quando se apresentou aos fiéis e ao clero presente seus agradecimentos gerais. Em seguida, recebeu os cumprimentos dos sacerdotes, diáconos e de dois seminaristas da diocese e de todos os presentes.

Na homilia, Dom Nildemar expressou sua gratidão aos presentes e meditou sobre o Evangelho do dia. Ele explicou que aquele momento de sagração é fundamental e vem de Jesus, ato que se torna para sempre segundo as ordens de Melquisedeque, que Dom Albino levará adiante por toda sua vida. Ali, o Pai confirma Seu Filho: “Eis o meu Filho amado, no qual está toda minha afeição”.

O bispo Dom Nildemar fez um paralelo entre a cena do Rio Jordão e a do Calvário, afirmando que uma remete à outra. “Assim como no Jordão, Ele mergulhará na água do calvário, aqui, Ele o recebe. Se dirigirá ao Pai; aqui, O chama. para ser reconhecido Filho pelo irmão mais distante; como no Jordão, Jesus é reconhecido pelo Pai”, destacou.

Ele complementou, afirmando que a opção de Jesus deve ser também ser a de todo cristão, “chamado a mergulhar no Filho e ser com Ele e como Ele igual ao Pai”. “O batismo de Jesus é a porta de entrada da revelação cristã que só abre pelo lado de dentro, que nos introduz na casa de Deus. É porta totalmente aberta para nós” pelos laços do coração, afirmou o bispo.

Dom Albino por sua vez quando fez uso da palavra disse ainda que como afirma São Paulo, o Filho se fez conosco e por nós. “Ele se carrega de nossas mazelas e falências para que nós possamos participar da Sua vida, da bênção que é Sua vida. Não teve vergonha de nos chamar de irmãos e irmãs e de nos levar de volta ao Pai”.

Por fim, Dom Albino destacou que a missão de Jesus começou com a alegria do Pai, expressa na voz que vem do Céu. “Eu diria que nós estamos presos em nós mesmos e não temos leveza de missão, enquanto nós não fizemos a experiência da nossa vida ser do agrado do Pai. Precisamos ouvir e experimentar essa fala amorosa e próxima do Pai sobre nós”. “Que saibamos abraçar a luz desta locução de Cristo hoje neste ato que me faz bispo de Portugal e toda Europa”, concluiu o novo bispo.

Com aplausos vibrantes e o público contagiado pelo carisma e pela emoção de Dom Albino Camarinha, um dos momentos mais especiais da Ordenação foi a entrega do Báculo Pastoral feita por Dom José Fernando de Faria. Espécie de cajado, o báculo na Igreja Veterocatólica simboliza o papel que os bispos assumem de pastores do rebanho divino. “Sinto-me imensamente grato por presidir na manhã deste domingo especial essa eucaristia aqui em Paracambi, e seremos eternamente gratos a Dom Rodrigo Soares por tanta dedicação na preparação deste Encontro. Dom Albino agora, enquanto bispo, terá a tarefa de anunciar o evangelho a todas as criaturas”, relatou.

Para o mais novo bispo de Portugal, a Ordenação representa um momento inesquecível e a continuação de um sonho que surgiu ainda na infância. Obrigado Senhor pela confiança”, declarou Dom Albino.

Para o Reverendo Padre Neilo o novo bispo, Dom Albino Camarinha, a felicidade é indescritível. “É uma emoção muito grande, que me levou a lágrimas, por ser uma grande conquista a um sacerdote vindo da Terra Madre e foi, por outro lado, com muita alegria que eu me deixei tomar por essa emoção. Agora eu só peço ao Divino Espírito Santo para que o fortaleça a cada dia dando paciência e sabedoria para ele saber enfrentar os novos desafios”, contou-nos o Padre Neilo.

Admiração

Antes de ser nomeado bispo, Dom Albino era pároco na cidade de Braga/Portugal, onde conquistou a admiração de fiéis de todas as idades. “Nós veterocatólicos missionários estamos hoje agraciados com mais essa benção de Deus que é uma vitória para a igreja, pois Dom Albino dedicou sua a vida toda a ela”, certificou o bispo anfitrião Dom Rodrigo Soares bispo diocesano da Igreja Nossa Senhora de Nazaré e São Bento de Paracambi/Rio de Janeiro.

A admiração de fiéis católicos não é apenas em Braga/Portugal. Por onde passa, Dom Albino Camarinha se torna querido pela população brasileira e por todo o clero da IVCM. “Nós agradecemos a Deus por ter concedido esse dia tão maravilhoso na vida da gente, nos trazendo um novo pastor,  Dom Albino trouxe grandes ensinamentos e sempre que vem ao Brasil traz em sua bagagem ternura e carinho, para todos nós”. Parabéns Dom Albino Deus esteja contigo nesta nova missão evangelizadora, que suas ovelhas possam reconhecer sua voz e com elas realizar um bom pastoreio.

Após a cerimônia um belo almoço foi servido aos presentes à cerimonia episcopal.

Direto da Redação da IVCM

Publicidade

Publicidade