Publicidade

IVCM comemora Dia do Padre – uma homenagem a todos os servos do Senhor

Que possamos unidos refletir nesta preciosa data comemorativa e entender nossa missão no ministério sacerdotal

Neste Dia 4 de Agosto, do corrente ano, a IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária, dentro do mês vocacional, se preparando para um II Encontro, que acontecerá nos dias 25 a 27 deste mês em Paracambi/RJ, quando estará reunida em comunhão e gratidão para discutir assuntos de interesse dos padres que compõe a Região Sudeste e os novos caminhos da Igreja, quer neste dia, celebrar o Dia do Padre com muito carinho e reconhecimento, uma data de grande significado para toda a comunidade cristã. Com profundo respeito e reverência a IVCM vem prestar sua homenagem a todo seu clero, e a todos os valorosos demais sacerdotes que se dedicam ao serviço de Deus, em especiais seus fiéis e a própria Igreja em expansão.

O Dia do Padre é uma data religiosa e muito preciosa para refletirmos sobre a importância do ministério sacerdotal, que remonta aos próprios ensinamentos de Nosso Senhor Jesus Cristo, ao escolher seus apóstolos para continuarem sua missão na Terra. Desde então, a sucessão apostólica tem sido mantida através da ordenação sacramental, os quais, em comunhão com seu arcebispo Primaz, Dom José Fernando de Faria, fundador da IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária e demais bispos consagrados, vem conduzindo seus fiéis e clérigos no Caminho, na Verdade com Jesus, para uma Vida plena de salvação.

O sacerdócio é uma vocação honrosa, de entrega total para uma vida santa em prol dos pobres e oprimidos, um chamado divino que requer discernimento, profundo amor ao próximo e respeito a seus superiores. É por meio da ordenação que o padre aparece como parte do corpo de Cristo, tornando-se representante deste, com direito e capacidade de administrar os sacramentos e conduzir muitas almas ao encontro com Deus.

Neste Dia do Padre, exaltemos a abnegação e a dedicação desses homens que, se tornaram profissionais para cuidarem da alma e do espírito, que caminham ao lado do povo, com simplicidade, compartilhando as alegrias e as tristezas do dia a dia de seus fieis, alimentando sua fé com a Eucaristia. Homens de fé, especiais também, aos olhos de Deus que, muitas vezes, renunciaram a uma vida familiar para se tornarem pais espirituais de inúmeras famílias. Verdadeiros instrumentos de Deus na Terra, levando a misericórdia e o perdão aos corações arrependidos. Confortando a todos em suas lutas e vitórias, enaltecendo a bênção do Pai Celestial sobre todos, homens, Mulheres, sejam eles idosos, adultos, jovens ou crianças.

No exercício de sua missão, o padre enfrenta desafios e dificuldades, mas também colhe alegrias e realizações indescritíveis em sua missão pastoral. Cada batismo celebrado, cada casamento abençoado, cada Eucaristia oferecida e cada confissão ouvida são momentos sagrados que os padres partilham com o povo de Deus, fortalecendo a fé e mantendo viva a esperança de todos.

Lamentavelmente temos visto hoje, pelos noticiários, muitos padres sendo vítimas de perseguição e de sofrimento. Então, quando se tem uma data para homenagear esses abnegados sacerdotes, todos devemos nos unir em orações, rogar a Nossa Mãe Maior, Maria, Nossa Senhora, para que ouça nossas intenções, de forma que Deus nos conforte e nos ajude, porque não é fácil, a peregrinação é difícil, e muitas vezes a incompreensão é de tal tamanho que muitos acabam desistindo de um ofício tão lindo e, deixam de dar testemunho a Palavra que deve ser propagada por toda parte! Por isso, amamos a IVCM, que acolhe com carinho muitos padres desistentes, convictos de sua verdadeira missão no sacerdócio, que acolhe jovens vocacionados, dando a eles a certeza de que chegarão onde desejam, se confiarem, manterem seus estudos e se dedicarem as causas e normas da Igreja.

Portanto, é justo e necessário que, neste dia, manifestemos nosso carinho, gratidão e apoio aos nossos padres e fazemos isso em nome do nosso Arcebispo Primaz Dom José Fernando, homem íntegro e fiel, com mãos de ferro, com serenidade, vem pastoreando suas ovelhas espalhadas por este Brasil afora e também, internacionalmente. Façamos irmãos e irmãs, orações firmes de reconhecimento e gratidão sim, pedindo a Deus que nos ilumine em nossas ações pastorais, que nos conforte nas dificuldades e que nos encha de sabedoria, nos motivando, para guiar seus filhos e filhas rumo à felicidade e em paz constante com Deus Pai.

Além disso, queremos neste Dia do Padre refletir sobre nossa própria vida espiritual e como poderemos auxiliar uns aos outros em sua missão. Sejamos colaboradores ativos em nossas comunidades, receptivos, acolhedores, ajudando nos mutuamente a levar adiante os projetos de evangelização e caridade em franca união como verdadeiros irmãos de um sacerdócio atuante, que trabalha verdadeiramente para o crescimento espiritual de todos. E, acima de tudo, oremos pelas vocações sacerdotais, para que Deus continue chamando homens e mulheres corajosos(as) e dispostos(as) a se consagrarem ao Seu serviço.

Em nome da Igreja Veterocatólica Missionária como Padre Prelado e da fé que professamos, roguemos a Deus que nos abençoe e nos proteja como padres, nossos bispos, frades, diáconos, Irmãos(as) e seminaristas, fortalecendo-os em sua vocação, guiando-nos sempre nos caminhos da santidade. Que Nossa Senhora, Mãe de Jesus, interceda por todos nós, para que, unidos na fé, possamos caminhar rumo à plenitude do Reino dos Céus. Que Dê muita saúde e discernimento ao nosso querido primaz Dom José Fernando na condução do seu rebanho, e que possamos ouvir sempre sua voz e reconhecer verdadeiramente que nosso Pastor, deseja o melhor para suas ovelhas.

Que o Espírito Santo, fonte de sabedoria e fortaleza, ilumine a todos nós neste Dia do Padre e em todos os dias de nossa jornada espiritual principalmente no II Encontro que acontece no final do mês de agosto, em Paracambi/RJ onde nos encontraremos para uma grande confraternização e aprendizados.

São João Maria Vianney, rogai por nós! Saudações em Cristo!

Direto da Redação

Publicidade

Publicidade