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TEOLOGIA DO AMOR – Revelando Deus no conhecimento e na Experiência

O Amor nos leva a pensar o preenchimento de Deus; ele preenche todo nosso ser, está no nosso interior. Experimentar o Amor significa viver Deus, abandonar o pecado e abraçar a pureza interior

A Teologia é, antes de tudo, a graça do conhecimento e da experiência profunda de Deus e com Deus. Não é suficiente falar de Deus, no campo teórico, científico; é preciso falar com Deus, para saborear e viver a sua profundidade. O nosso objetivo é refletir a “Teologia do Amor”, passando pelo conhecimento e pela experiência. O Teólogo tem consciência do valor da práxis, na qual, procura aprender a viver com autenticidade o verdadeiro conceito de Amor: “Deus é Amor”. Neste contexto, a “Teologia do Amor” quer dizer a “Teologia de Deus”.

Originalmente falando, “Teologia” vem do grego: “Theos” que quer dizer: “Deus”; e “Logos” significa “estudo”. “Estudo sobre Deus.” A Teologia existe para ser conhecida e experimentada por todos. O ser humano busca compreender e viver Deus por meio da prática do Amor. Teologicamente “Deus é Amor”, existe e está presente em nosso meio. O homem analisa o que está dentro e fora de si: o Amor. O exterior é resposta do interior, oferecemos o que somos e o que temos.

A Teologia precisa tratar de Deus como Deus (sujeito) e não como objeto, considerando os dados atuais da ciência crítica e da história”(ZILLES, 2011, p. 08).
Cada um tem o conhecimento particular e a experiência mística do Amor. O Amor nos leva a pensar o preenchimento de Deus; ele preenche todo nosso ser, está no nosso interior. Experimentar o Amor significa viver Deus, abandonar o pecado e abraçar a pureza interior. Tratar a Teologia é tratar Deus, é compreender o seu Amor por nós. Deus, sendo humano e divino, aponta para o caminho perfeito. Amar quer dizer viver Deus na sua graça e benevolência. Somente o Amor é capaz de preencher o vazio interior, de elevar o nosso ser, e nos tornar melhor diante do outro.

Não almejamos teologizar o ser humano, mas sim, convidá-lo à reflexão teológica da existência do Amor. Pensar a Teologia é viajar na história passando pelos questionamentos, buscas constantes. “Teologia pode ser definida como a reflexão intelectual sobre o ato, conteúdo e implicações da fé cristã”(Grenz e Olsom, 2003, p. 07). O Teólogo é um ser consciente, crítico e comprometido com a existência; é aquele que une conhecimento e experiência; fala e vive a profundidade do Amor. O Amor é o próprio Deus, o Deus amoroso que apresenta bondade, justiça, misericórdia, solidariedade.

O Teólogo faz a relação Teologia e realidade, teoria e prática, conhecimento e experiência. É a práxis da humanização. Segundo Boff: “Para chegar à diferença teológica não basta ajuntar materiais, embora pondo-os em ordem. É preciso ainda levantar efetivamente a construção a partir de um plano ordenado, criativo e voltado para a realidade”(2015, p. 205).

Pensar a Teologia é fazer a leitura crítica da existência: O que é Teologia? Qual a relação entre Teologia e Vida? E qual o fundamento da Teologia do Amor? Os questionamentos buscam a raiz existencial da Teologia, passando pela crítica e pela reflexão? Refletir a Teologia quer dizer fazer a releitura de si mesma? Enfim, qual a contribuição da Teologia para a transformação e humanização do ser humano?

Depois de ouvir a Palavra e fazê-la sua, a teologia explicita e aprofunda essa Palavra com suas próprias palavras. É o momento de seu discurso propriamente teórico ou especulativo, que se faz através do confronto da fé com as exigências da razão (BOFF, 2014, p. 265). O Teólogo é um ser da leitura e do testemunho. Busca ler para aprofundar o conhecimento que possui, e relaciona a “leitura da palavra” com a “leitura do mundo”, da realidade, do Amor. O Amor passa pelo conhecimento e pela experiência: conhecer e viver o Amor do ponto de vista teológico significa viver Deus-Amor. O Teólogo se realiza e se completa com a práxis do Amor, ele realiza seu discurso a partir da experiência. “A teologia passa a construir seu edifício teórico, a produzir seu sistema, a elaborar suas razões, enfim, a criar seu discurso próprio”(BOFF, 2014, p. 265).

A Teologia é o caminho que nos conduz ao verdadeiro “Caminho”: Cristo. Ele é o caminho que nos direciona para a vida, respeito, dignidade, promoção humana, santidade. Teologicamente falando, “caminhar no Caminho” significa “caminhar no Cristo”, que quer dizer: ser fiel aos ensinamentos e testemunhos de Jesus Cristo. Não basta conhecer e falar teoricamente o “Caminho”; é preciso caminhar com autenticidade, passando assim pela experiência.

A existência autêntica é compreender-se a partir de si mesmo e das próprias possibilidades e atualizar-se na decisão e na ação; é viver as próprias possibilidades, é presença para si mesmo, é aceitação de si mesmo, da própria finitude e contingência, e da morte como última e insuperável possibilidade. O protender-se do ser do homem e na decisão e na responsabilidade desde o nascimento até a morte é sua historicidade (GIBELLINI, 2012, p. 38-39).

O Teólogo é sábio, consciente e experiente na arte de amar. Não há Teólogo sem amor. O Teólogo amoroso vê Deus no outro, e cuida da terra, do universo e da natureza como instrumentos de Deus. Para Cury: “A sabedoria superior tolera, a inferior julga; a superior compreende, a inferior culpa; a superior perdoa, a inferior condena. A sabedoria inferior é cheia de diplomas, na superior ninguém se gradua, não há mestres nem doutores, todos são eternos aprendizes”(2012, p. 15).

A Teologia é oportunidade para o ser humano conhecer sua originalidade, saber que é filho amado de Deus, e que tem a capacidade de ser melhor. A Teologia exige conhecimento e experiência: conhecer experimentando, e experimentar conhecendo; pondo a em prática. Não há Teologia sem Amor, ou seja, não há Teologia sem Deus. O próprio termo “Teologia” exprime conhecer e experimentar Deus por meio da vivência do Amor.

O Amor de Deus se faz presente mediante nossa atitude amorosa com o próximo. Quando assumimos que amamos os semelhantes estamos reafirmando que vivemos Deus. O Amor, do ponto de vista teológico, vem perfumar a alma humana, fazendo o ser humano ser livre; autêntico e sábio para viver em harmonia. Não basta dizer: “Eu te amo”, de forma teórica, é preciso viver para compreender a profundidade do amor. Só compreende o amor quem, de fato, ama. “O amor, e não o temor, era o perfume que esse fascinante mestre exalava para atrair as criaturas e fazê-las verdadeiramente livres”(CURY, 2012, p. 17).

O Teólogo exercita a inteligência e as emoções; aprende a superar as próprias limitações e a assumir suas ignorâncias, tornando-se um ser renovado, capaz de compreender melhor a missão de ser teólogo e oferecer sua contribuição para a elevação e edificação da humanidade. A Teologia é oportunidade para o homem conhecer-se, e aprofundar sua experiência mística. Ela faz o Teólogo pensar a própria existência no mundo e sua missão diante dos irmãos. A Teologia vem educar o ser humano para a vida e para o amor, e neste educar ele se renova, aprende e ensina a ser melhor, a viver a essência de Deus. “Educar é produzir um ser humano feliz e sábio. Educar é produzir pessoas que amam o espetáculo da vida. Desse amor emana a fonte da inteligência. Educar é produzir uma sinfonia em que rimam dois mundos: o das ideias e o das emoções”(CURY, 2012, p. 25).

A Teologia do Amor nos estimula a pensar o sentido da existência no mundo, a prática do amor por meio da caridade. Viver o Amor é uma experiência profunda de fé. Deus é o Amor que nos chama para participar do seu Reino: nascemos, vivemos e voltaremos para o Amor. O Amor de Deus por nós é puro, verdadeiro, eterno; sem fingimento, interesse, falsidade. Quem vive o Amor não perde a vida, ao contrário, recebe o baluarte da vida eterna. “Autêntica teologia cristã possui uma “dimensão mistagógica”, no sentido de conduzir à experiência espiritual e particularmente à oração, entendida como colóquio amoroso com Deus”( MATOS, 2008, p. 52).

Em suma: A “Teologia do Amor” é a “Teologia de Deus”, ou seja, Deus é o próprio Amor, e a Teologia está voltada para Ele em verdade e espírito, que se revela no conhecimento e na experiência. No mundo contemporâneo é possível escutar as pessoas falando de “Amor”, mas esquecendo de falar com o “Amor”. Falar de Amor pode significar o conhecimento e a transmissão desse saber, mas o próprio Amor exige a experiência do ser humano com o Amor, ou seja, a sua relação profunda com o Deus amoroso. Vivendo Deus, enquanto Amor, obteremos maior compreensão de Deus. Portanto, não existe Teologia sem Amor, ou seja, não existe Teologia sem Deus. Pois, “Deus é Amor”. O Amor é a essência de Deus, e nós pertencemos ao Amor expressando a graça que somos: Filhos amados de Deus.

Monsenhor Padre José Damião Limeira

Referências:

1. BOFF, Clodovis. Teologia e Espiritualidade: por uma teologia que ilumine a mente e inflame o coração. Curitiba: Revista Práxis, 2015.
2. __. Teoria do Método Teológico: versão didática. 6ª. Ed. Petrópolis: Vozes, 2014.
3. CURY, Augusto. O Mestre do Amor. Rio de Janeiro: Sextante, 2012.

4. GIBELLINI, R. A Teologia do século XX. 3ª. Ed. São Paulo: Loyola, 2012.

5. GRENZ, S.J. A Teologia do Século 20: Deus e o mundo numa era de transição. São Paulo: Cultura Cristã, 2003.

6. MATOS, H. C. J. Estudar Teologia: iniciação e método. 4ª Ed. Petrópolis: Vozes, 2008.

7. ZILLES, Urbano. Desafios atuais para a Teologia. São Paulo: Paulus, 2011.

Monsenhor José Damião Limeira *Sacerdote da Igreja Veterocatólica Missionária. Licenciado em Filosofia pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná(PUCPR). Graduado em Pedagogia e Teologia pelo Centro Universitário Internacional(UNINTER). Especialista em Psicopedagogia Institucional, Supervisão Escolar e Orientação Educacional. Professor. Escritor.

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