Carta enviada ao presidente e arcebispo primaz da IVCM Dom José Fernando de Faria
Eu, Reverendo Frei, Padre e Prelado Neilo Delfino Machado, dirijo me ao presidente da Igreja Veterocatólica Missionária, Arcebispo Primaz, pastor supremo, Dom José Fernando de Faria, no meu primeiro mandato dessa Prelazia Pessoal, nomeado sob o decreto 054/2023, reafirmar que, acatarei livremente as decisões emanadas de vossa eminência para o bem da Igreja, colocando o a par que cuidarei de promover e defender as ordens vindas da sua autoridade em prol desta Prelazia. Reconhecerei e observarei as prerrogativas e ofícios a mim designados, confiados e delegados, que possam representar o vosso poder de supremo pastor aqui no Sul de Minas.
Cuidarei de realizar diligentemente os ofícios próprios de um prelado, ou seja, ensinar, santificar, reger o Povo de Deus, abençoar, em comunhão hierárquica com as normas da IVCM.
Promoverei a unidade da Igreja em Pouso Alegre, sede provisória desta Prelazia, e cuidarei, diligentemente para fazer chegar a todos o depósito da fé transmitido desde os Apóstolos, para fazer obedecer às verdades nela contidas, e aplicar os costumes propostos pelo magistério da Igreja. Aos que erram na fé tratarei com ânimo paterno, e com sua devida autorização os acolherei e envidarei todo esforço para trazê-los à plenitude da verdade veterocatólica missionária.
Inspirando-me na imagem de Jesus Cristo, sumo e eterno sacerdote, e em Nossa Senhora das Dores, agirei de maneira piedosa e santa, seguindo o Exemplo de São Francisco de Assis preencherei o ministério a mim confiado, de tal forma que eu possa confirmar os fiéis na perfeição cristã.
Farei conhecer a disciplina comum da Igreja, e insistirei na observância das leis eclesiásticas, principalmente das contidas no Código de Direito Canônico da IVCM, sempre vigiando a Palavra e Celebração dos Sacramentos.
Cuidarei diligentemente da administração dos bens temporais da Igreja aqui instituída, especialmente daqueles necessários para o exercício do culto divino, para a honesta sustentação do clero e outros ministros para apostolado e obras de caridade que a mim forem designados.
Terei particular aplicação durante o exercício do mandato a mim confiado, para com todos os presbíteros e diáconos, cooperadores da ordem episcopal, e para com os religiosos e religiosas, participantes do único e mesmo apostolado que nos firma na fé e na obediência com fidelidade. Cuidarei da promoção das vocações sacerdotais e religiosas aqui da região sul mineira, para prover convenientemente as necessidades de toda Igreja e o que ela espera dos mesmos.
Reconhecerei a dignidade dos leigos, dos fiéis, sabendo que eles são parte importante desta igreja e favorecerei as obras missionárias para a evangelização dos povos nesta região, colocando a mídia e o veículo de comunicação a disposição da IVCM para o que for necessário no sentido de divulgação e promoção da mesma.
Se for chamado para participar de sínodos e outros atos colegiais da Igreja, estarei sempre presente, a não ser que esteja legitimamente impedido. No tempo certo e por ordem da Santa Sé, darei satisfação do meu trabalho pastoral, prestarei contas, aceitando prazerosamente os mandatos e conselhos, os quais me esforçarei por colocar em prática.
Assim, espero que com vossa bênção, Deus me ajude a chegar onde desejo, o iluminando para que os nossos sonhos possam se tornar, de fato, realidades.
Beijo vossas mãos com humildade e respeito,
Atenciosamente, Rev. Padre Neilo Machado