A todos graça e Paz!
Hoje estamos vivendo um momento muito especial em nossa instituição, nossa igreja que é histórica dês de 1870, hoje completa 3 anos de registro no estado do Espírito Santo, apesar das tantas traições e decepções que passamos ao longo desse tempo.
Estamos de cabeça erguida certos do dever cumprido enquanto pessoas representante de Cristo aqui na terra.
Sentimos muito a cada decepção e traição por parte dos irmãos que se preocupam mais em ter do que em ser, isso é realmente muito triste, pois ao longo do caminho criamos laços de amor de amizade e de companheirismo para com todos e quando acontece esses rompimentos nos deixam tristes e nos faz refletir nas palavras de Jesus e vós não queres ir também? Essa é a pergunta que Deus faz a cada um de nós: …você me amas? Diante dessa pergunta, qual será a nossa resposta?
Ao completar 3 anos de existência no Espírito Santo, queremos render muitas graças a Deus e pedir em perene oração que o Espírito Santo, suscite em nossa amada IVCM, homens retos, santos e sacerdotes verdadeiros que como João, o discípulo amado, que possam permanecerem fiéis, mesmo diante da cruz.
Quero neste dia elevar a Deus minhas orações e agradecê-lo, pela vida de cada um de vós, bispos, presbíteros, diáconos, freis, religiosos e religiosas, leigas consagradas, seminaristas que fazem parte da IVCM e que permanecem fiéis a voz de Deus que todos os dias, renova em nós e em nossos corações seu convite especial, o chamado, vem e segue-me.
A caminhada não foi fácil para o povo de Deus, foram 40 anos de caminhada após o exílio no Egito até a chegada na terra prometida. Durante esse tempo todo, várias coisas aconteceram na vida do povo de Deus, coisas essas que levaram os patriarcas a tomarem decisões para o bem da comunidade local, para o bem do povo de Deus. Assim, hoje também, sofremos os mesmos ataques, os mesmos golpes, de irmãos que nunca pensamos que um dia fossem nos deixar e da forma como usaram para nos deixar, queira Deus que eles encontre a verdadeira conversão, assim como aconteceu com tantos, assim como aconteceu com Saulo de Tarso, que conheceu Deus através de sua conversão, através de seu arrependimento por perseguir e matar tantos cristãos e bem sabemos que hoje o que mata mais é a língua, são as mentiras que querem empurrar em nossa goela abaixo, tentando-nos convencer de todas as formas, que uma mentira seja realmente verdade, mas não conseguirão, pois sobre a igreja repousa a força do Espírito Santo que sempre a conduziu dês dos tempos apostólicos até os dias de hoje, mantendo firmes e confirmando as palavras de Jesus, “eis, que estarei convosco, até os fins dos tempos.”
Fiquemos firmes e contemplemos a bondade e a misericórdia de Deus em nossas vidas, e principalmente, oremos por cada um de nós, pela nossa amada IVCM que tão pequena e em tão pouco tempo, tem dado ao mundo e a nós, testemunho que Cristo vive em cada um de nós e em cada irmão que passa por nós. Oremos pela unidade da igreja, oremos meus filhos.
Que a benção de Deus que é Pai, Filho e Espírito Santo desça sobre cada um de vós, trazendo-lhes paz e alegria no coração, na família e na vida.
+++José Fernando de Faria
Patriarca da IVCM