Publicidade

Prelazia de Pouso Alegre se torna Diocese Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos?

Que esta porção do povo de Deus se reúna em condições necessárias, com o novo bispo Dom Neilo

A Santa Sé da Igreja Veterocatólica Missionária – IVCM informou durante cerimônia de ordenação episcopal ocorrida no último domingo (07) de janeiro de 2024, no Anfiteatro da Faculdade de Medicina de Pouso Alegre, a autorização que a Prelazia Pessoal Nossa Senhora das Dores de Pouso Alegre, em Minas Gerais, fosse elevada para Diocese. No mesmo dia, o missionário prelado e coordenador geral Monsenhor Neilo Delfino Machado, foi elevado a Bispo Diocesano pelo Patriarca, Arcebispo Primaz Dom José Fernando, acompanhado de outros bispos, padres, reverendos, diáconos e seminaristas.

De acordo com o Código de Direito Canônico, a Prelazia “foi criada em um determinado momento cujo cuidado, por circunstâncias especiais, foi confiada a um prelado cuja promessa era fazer do mesmo um futuro bispo para a Região Sul Mineira, que a governou como seu próprio pastor, à semelhança do Bispo Diocesano”, mas que ainda não possuía condições necessárias para ser constituída como Igreja Diocesana, confiada a um Bispo Prelado, pertencente a uma organização religiosa, que, com seus confrades, vinha exercendo com esmero e dedicação o cuidado pastoral desta parcela do povo de Deus no Sul das Minas Gerais.

“A Prelazia foi designada a sua comunidade que se preparou para ser uma Diocese funcional. O prelado de Pouso Alegre ainda estava ligado aos Franciscanos da Terceira Ordem, então era preciso dinamizar, organizar, investir na formação do clero e assim dar um rosto de Diocese”, disse Dom José Fernando de Faria que também é presidente da IVCM em entrevista à TV Jornal da Cidade de Pouso Alegre.

A Presidência da Igreja Veterocatólica Missionária enviou um Decreto de Ereção da Diocese e Nomeação do seu 1º Ordinário CE Nº 007/2024 (Ut enim Ecclesia officium) onde diz que “É nomeado como seu primeiro ordinário, o bispo no status de diocesano, V.Exª Rev.ma + Neilo Delfino Machado, brasileiro, com sessenta e oito anos(68) anos de idade, residente na cidade de Pouso Alegre, no estado de Minas Gerais, RG e CPF, eleito e nomeado bispo para a Diocese Veterocatólica Missionária de Pouso Alegre – DVCMPA, na data deste decreto (07/01/2024). Denominada doravante por Diocese Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos.

Também reza que o mesmo está autorizado a faculdade de celebrar validamente a Sagrada Eucaristia e o Santo Batismo e os demais ritos sacramentais, os ofícios matutinos e vespertinos e outras ações litúrgicas segundo o rito Latino (Missal Romano), a critério do seu ordinário, nos limites do seu território e extraordinário, ficando vedado qualquer outro manual litúrgico até a 2ª ordem emitida pelo Patriarca Arcebispo da IVCM.

Dom José Fernando na oportunidade fez sua saudação a Nova Diocese e votos de que a missão evangelizadora da Igreja seja cada vez mais frutuosa nesta região, encarnando os sonhos apresentados pelo até então prelado nesta conceituosa cidade de Pouso Alegre sob as bênçãos do Senhor Bom Jesus, padroeiro do município.

Dom Neilo Machado por sua vez mostra a alegria com a elevação da Prelazia de Pouso Alegre para Diocese, e explica as condições para este processo acontecer.

“Nosso Patriarca e Arcebispo Dom José Fernando instituiu nossa Diocese dentro de um processo de evangelização, cuja missão passou pela organização de uma região de missão, para uma porção do Povo de Deus. Na Diocese de Pouso Alegre que se estende a todo Sul de Minas devemos cultivar todas as qualidades e virtudes que devem caracterizar a Igreja Veterocatólica Missionária: a unidade, a santidade, catolicidade, Apostolicidade, sinodalidade e proximidade”

Também foram analisados pela Santa Sé da IVCM alguns critérios para a elevação da Prelazia para Diocese, como administração de recursos financeiros, sustentação da vida pastoral e missionária, infraestrutura para construção de paróquias, relação efetiva com autoridades civis, número de fiéis presentes na vida em comunidade, número de seguidores em seus portais de notícias, entre outros.

O novo bispo diocesano também disse que esta elevação demonstra todo o carinho do Patriarca com Pouso Alegre e Minas Gerais.

“Creio que nesta visita, por motivos da ordenação Dom José Fernando de Faria demais membros do Clero perceberam que houve sintonia com o processo aqui implantando pela Prelazia Nossa Senhora das Dores colocando como exemplo disso o protagonismo dos leigos, a ministerialidade, a defesa da vida, a luta por passar de uma Igreja de visita para uma Igreja de presença. Dom José Fernando nos exorta para uma igreja em saída, uma igreja pé no chão, uma igreja pautada no amor de Deus. Ser igreja missionária com os pobres e para os pobres, ser presença e testemunhar o amor de Deus na vida do outro, fazendo esta nova diocese frutificar em prol de todos com liberdade de trabalho e confiança em seu novo bispo”.

Por Padre Wagner Saboia Frota

PADRES ALÉM DA IGREJA CATÓLICA APOSTÓLICA ROMANA

No Brasil, (bem como em todo mundo), existem dezenas de Padres, que não pertencem à Igreja Católica Apostólica Romana, isto é , não estão sob a jurisdição de Roma e nem do PAPA. Estes Padres, pertencem à OUTRAS Igrejas de tradição Católica e foram validamente ordenados, por BISPOS de legítima “sucessão apostólica”.

Muitos destes Padres, realizam *admiráveis trabalhos pastorais e sociais em suas comunidades e na maioria das vezes, o fazem de modo *bem discreto e fora dos holofotes da mídia. Os padres “independentes” da Sé romana são uma *REALIDADE bem presente em nosso País, em nosso BRASIL.

Faz-se SEMPRE necessário salientar e enfatizar que; SIM ! Além da Igreja Católica Romana; temos legítimos sacerdotes; em outras IGREJAS de tradição Católica; “para ALÉM dos muros da Igreja de Roma”…

Estes padres, comumente chamados de padres independentes ou padres nacionais”, desenvolvem um belíssimo e fecundo trabalho pastoral e social; na edificação do reino de deus e na positiva transformação da sociedade. Geralmente; antes de serem ORDENADOS e levantados ao Sagrado ministério, estes sacerdotes passam por uma rigorosa seleção e um criterioso “tirocínio”…onde são avaliados e provados, acerca de suas aptidões naturais; humanas, vocacionais; psicológicas e morais” .(testes psicológicos e as certidões negativas de antecedentes criminais; por exemplo; são exigidas..)

Estes sacerdotes, (geralmente) constroem, formam e mantêm suas comunidades, com seus próprios recursos.

Estes *PADRES “NACIONAIS OU INDEPENDENTES” de *OUTRAS Igrejas de tradição Católica, vivem no meio do povo simples… trabalham, estudam usam ônibus; “andam à pé”; comem na padaria e possuem além do ministério ordenado; ( como já dissemos) um trabalho civil, secular”, para manter à si e suas comunidades ( Muitos destes padres; são: professores; advogados; psicólogos; jornalistas, pedagogos; médicos; porteiros; enfermeiros, engenheiros, vigias, motoristas; pedreiros etc…)

Diferentemente da Igreja Romana; estes sacerdotes; (de outras igrejas e de outras instituições, à exemplo dos padres do primeiro século); podem se casar e constituir a própria família. Leia e confira em SUA BÍBLIA  -(1° Timóteo 3).

Contudo; uma parcela considerável; opta pelo “celibato”; por “amor ao Reino dos céus” e à fim de viver com maior liberdade; no exercício do ministério sacerdotal.

QUANTO A ORDENAÇÃO:

O rito de “ordenação/ consagração”; também depende de cada Igreja. (os Santos apóstolos NÃO utilizavam livros ou ritos já preestabelecidos ou ainda; rubricas registradas; MAS  faziam uso *APENAS do essencial numa ordenação:

A ORAÇÃO DE CONSAGRAÇÃO ESPECÍFICA E A “IMPOSIÇÃO DAS MÃOS DE UM BISPO LEGÍTIMO”), o essencial é apenas este gesto do Bispo🤲 a “imposição das mãos” que é a transmissão do “poder e autoridade” de Cristo e NADA além..

Por fim; o “Sacerdote católico independente” é um homem consagrado à Deus; que vive a luta de seu povo.. Continua um ser humano; passível de falhas e erros; por isso; devemos REZAR SEMPRE pelos nossos PADRES; (seja de qual denominação/Igreja for…) ajudá-los e sustentá-los na amizade; na dimensão financeira e sobretudo; na oração e intercessão FIEL e amiga!

Claro que; devem dar o bom EXEMPLO e bom testemunho de vida; procurando e esforçando-se ao máximo, à fim de serem SANTOS E PUROS; como o CRISTO à quem; representam! São pessoas dedicadas, que nasceram para servir e não para serem servidos. Para estarem no meio do povo e com o povo construir comunidades a fim de edificá-los na fé, e na palavra de Deus evangelizar.

E quando pecarem gravemente; devem ser exemplarmente corrigido por seus Bispos; mas antes de tudo; acolhidos; respeitados, compreendidos e amados. O Padre deve sempre ser PAI, MESTRE E PASTOR! Por isso a eles, todo nosso respeito, carinho e amor!

Colaboração Frei Elpídio Luiz de Paiva Brandão /FAMIA

Publicidade

Publicidade