Publicidade

Comunidade, Paróquia, Diocese, Arquidiocese: Como a Igreja se organiza?

O rebanho de Cristo ganha um pastor para atuar naquela área específica com os presbíteros auxiliando os a terem um encontro pessoal com Cristo vivendo uma experiência de comunidade mais ativa.

Diocese é a forma como a Igreja Veterocatólica Missionária vem organizando em sua pastoral e territorialmente em todo o mundo. Também chamada de Igreja Particular, na teologia e lei canônica, é uma comunidade eclesial, uma parte da Igreja Católica vista como um todo. O Código de Direito Canônico refere-se às Igrejas particulares como sendo as unidades “nas quais e das quais existe a una e única Igreja Católica”. Todas estas igrejas são lideradas por membros do clero, que, em última instância, respondem todos ao Patriarca, guardião geral da IVCM.

Outra denominação para Diocese é a Circunscrição eclesiástica que nada mais é do que divisões territoriais e administrativas cujo objetivo é organizar e tornar mais eficaz a administração da Igreja Veterocatólica Missionária onde quer que ela se encontre.

Por que se cria uma Diocese?

Para responder essa pergunta podemos dizer que cria-se as dioceses em todo o mundo e escolhe os seus bispos. Desta forma, se torna mais fácil a administração e a organização pastoral da região. Assim o rebanho de Cristo ganha um pastor para atuar naquela área específica juntamente com os presbíteros auxiliando mais de perto este mesmo rebanho a ter um encontro pessoal com Cristo e uma experiência de comunidade mais ativa.

Para preservar a doutrina e sua liturgia, a Igreja Veterocatólica Missionária conta com uma estrutura de administração planejada e propagada onde atua.

E assim como a população mundial é repartida em continentes, países, regiões, estados e cidades, a Igreja também se organiza desta forma para garantir a missão evangelizadora dos povos.

De uma forma geral, o Padre Neilo Machado da Prelazia Nossa Senhora das Dores, explica a respeito da atual organização da IVCM, a partir do significado histórico, mas também litúrgico. Agora, vamos detalhar como são nomeadas e definidas essas áreas em nossa Igreja e o significado de cada nome.

Comunidade Pastoral

São as regiões que são administradas por Sacerdotes, sendo a menor célula de organização da paróquia, é um conjunto de pessoas que se reúne em uma Capela, e que normalmente tem vida pastoral ativa.

E quando a população da comunidade começa a participar das Missas e eventos e apresenta características próprias, elas são chamadas de Áreas Pastorais, onde a Diocese verifica se no local tem a estrutura para receber o pároco, como a ampliação ou mesmo a construção de uma igreja maior, da casa paroquial e da secretaria.

Paróquia

O Código de Direito Canônico da Igreja Veterocatólica, define como Paróquia “uma determinada comunidade de fiéis, constituída estavelmente na Igreja particular e seu cuidado é confiado ao pároco, como seu pastor próprio, sob a autoridade do bispo diocesano”. Portanto, a Paróquia não se limita ao espaço destinado para essa concentração de fieis, que é a Matriz, mas as comunidades pertencentes ao território no qual a Igreja está inserida.

Esse termo se origina no verbo grego paroikêin, que, dentre vários significados, indica “viver junto a” ou “habitar nas proximidades”. Pode, também, indicar a situação de alguém que não tem residência fixa, um “estrangeiro” ou “peregrino”, de outras terras, que fixa sua morada em um determinado lugar.

Arquidiocese e Diocese

Na prática, são a mesma organização: um conjunto de paróquias administrado por um bispo. O imperador romano Diocleciano (284 a 305 d.C) dividiu o império em províncias administrativas, que ele chamou de Dioceses. Em cada uma, ele colocou um vigário, que governaria a província em nome do imperador. Quando o império romano caiu, a Igreja assumiu também este segmento.

A Diocese é também chamada de Bispado. O Código do Direito Canônico, afirma que a diocese é a “porção do povo de Deus confiada a um bispo”.

Com o crescimento da Igreja e também o crescimento territorial, as dioceses foram se dividindo e formando novas dioceses. Em meio delas, aquelas com maior antiguidade e excelência, foram chamadas de Arquidioceses (arqui em grego, significa primeiro).

Nela, se encontra um bispo que tem o título de Arcebispo. A Arquidiocese funciona como uma diocese, entretanto, ela agrupa em torno de si outras dioceses menores ou mais novas.

Outras definições

Existem também mais áreas onde a Igreja realiza suas ações: o Vicariato numa diocese tem a missão de unir uma determinada quantidade de Paróquias que estão mais próximas geograficamente, para que a ação evangelizadora na Diocese aconteça de maneira mais organizada.

Direto da Redação

Publicidade

Publicidade