Publicidade

Casamento Religioso fora ou dentro da Igreja? como decidir o local de sua realização?

Conheça quem deve celebrar o seu casamento do jeito que você sempre sonhou para se tornar uma data inesquecível e com validade religiosa

Muitas noivas hoje em dia estão abrindo mão de se casarem na igreja. Os motivos são os mais variados: os noivos não serem católicos praticantes, cortar despesas, ser o segundo casamento de uma das partes, ter religiões diferentes ou porque simplesmente sonham com um lugar diferente como o da imagem abaixo…

Se pesquisar descobrirá que a Igreja Católica Apostólica Romana não autoriza o casamento fora da Igreja e nem o Padre tem autorização para celebrar, exceto quando os noivos conseguem autorização junto ao Bispo Diocesano, o que ocorre somente quando os noivos são católicos praticantes e inseridos nas atividades pastorais e sociais da Paróquia onde participam da missa frequentemente. Então Padre celebra o casamento na igreja, durante a semana, com a presença apenas dos pais e um casal de padrinhos, quando oficializa uma bênção matrimonial.

O que fazer nesses casos?
A solução é convidar um Reverendo, Frei ou Padre que de alguma forma estejam autorizados a celebrar a união matrimonial fora das Igrejas. Os padres da IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária realizam a cerimônia do jeito que você quiser e onde desejar desde que o local esteja de acordo com as normas da igreja, tradicional e até com efeito civil – sem precisar de um juiz de paz.

Se você quer se casar, mas não necessariamente em uma Igreja, mas deseja uma cerimônia, uma benção de um padre, a troca de alianças, alguém que proclama-se “e eu os declaro marido e mulher… poderá recorrer-se a Igreja Veterocatólica Missionária da qual esta Prelazia faz parte, em Pouso Alegre somos três padres e um Frade a disposição para estas realizações matrimoniais.

Você precisa conhecer nossos sacerdotes, autênticos Ministros Cristãos com anos de experiência ministerial, com muitas centenas de realizações de casamentos e demais celebrações felizes, como batizados e crismas, habilitados para realizar casamentos religiosos com efeito civil, o que torna o casamento mais bonito, prático, menos estressante e muito mais barato, onde você desejar.

Então, momentos únicos na vida, merecem que sejam escolhidos de forma especial.

Escolham com muito cuidado o  celebrante, seja ele um padre de sua confiança. Não há um rito congelado para essa celebração, e o casal tem todo direito de exigir uma liturgia que celebre o amor  e a vida, ao invés de ser um momento apenas de convicção religiosa, valido para toda vida. Afinal, esse dia deve ser lembrado com muita  alegria por todos, mas em especial pelos noivos e seus convidados.  Assim sendo, a responsabilidade do  celebrante é muito grande.

É  preciso que se tome cuidado, pois não é qualquer pessoa que pode fazer isso, e nem todos conhecem o protocolo a ser seguido, o que pode tornar nulo o  casamento.

Por melhor e mais bela que seja a iluminação artificial, ela não se equipara à qualidade da natural. Por isso, quem escolhe o casamento ao ar livre também prefere marcá-lo para acontecer de manhã ou à tarde. A luz natural irá embelezar tudo, tornando a união algo lindo de presenciar e de se eternizar nas fotos. Para evitar surpresas desagradáveis, o mais aconselhável é tentar marcar o casamento durante a primavera e o outono, que são meses de tem a temperatura mais amena. Os meses mais indicados são outubro, novembro, abril, maio e setembro.

Qualquer que seja a religião, todos concordam em descrever o casamento como uma ideia divina, um momento único na vida do casal. “Na fé cristã o matrimônio é um sacramento na teologia da Igreja Católica, é um sinal sensível e eficaz da graça de Deus e por meio do qual se concede a vida divina”!

A Importância da Cerimônia Religiosa

A humanidade sabe o quanto é difícil para um homem e uma mulher conviver dia após dia, com os inevitáveis ​​erros e defeitos de sua personalidade. “O mais difícil de superar é o próprio egoísmo de colocar sempre o cônjuge antes e em tudo” assim, o casamento se torna um sacramento, para receber a inspiração divina e a força necessária para a realização dos propósitos do casamento: “amar-se, respeitar-se, promover-se como pessoa, procriar e educar os filhos ” – Explica o Padre Neilo Machado

Por isso, para a Igreja Veterocatólica Missionária, é fundamental a celebração do sacramento do matrimônio, no qual os cônjuges recebem a bênção e se comprometem a construir um relacionamento e fundar uma família na qual alcancem a felicidade.

“No momento em que os noivos prometem ao sacerdote a mútua dedicação de suas pessoas e de suas vidas, eles passarão, por meio de suas palavras, a graça sobrenatural que transformará seu amor humano em amor divino” !

Hoje em dia, os noivados e, portanto, os casamentos, entre pessoas de religiões diferentes são cada vez mais frequentes. Para isso, é necessário informar-se sobre os requisitos de cada “cerimônia” e o que tornará o “seu contrato” algo formal.

Segundo as normas da IVCM, cada caso deve ser revisto de uma maneira particular e analisada. “Podem ser casos em que o noivo não católico é batizado numa igreja cristã ou casos em que o noivo não católico professa uma religião diferente. Para estes casos, a Igreja possui legislação que determina a forma de proceder ”. Basicamente, é que o contratante que não professa a religião católica, se compromete a respeitar o que o a igreja acredita no sacramento. Existe também uma figura canônica que se refere a esses casos e é chamada de casamentos mistos. «Como as situações já são tão diversas neste ambiente cosmopolita em que vivemos, é necessário consultar diretamente o sacerdote ou a Igreja onde se realizará o casamento», insistiu o Padre.

Um especialista sobre cerimônias matrimoniais, dirá sem hesitar que “para a Igreja Católica a única cerimônia válida é o sacramento do matrimônio, com seus devidos protocolos; além desta comemoração, nenhuma simulação tem validade ”.

O catolicismo, como qualquer outra religião, busca dignificar o casamento. Embora os tempos tenham mudado e os casais desistam mais facilmente, a ideia da Igreja é que cada casal se comprometa a amar incondicionalmente e a se sacrificar um pelo outro e por sua família até o fim.

Por isso é muito importante realizar o Casamento dos Sonhos e proporcionar a melhor experiência para este momento tão mágico! Seja ele na Igreja ou fora dela, no campo, na chácara, num salão de festas onde o amor possa ser abençoado com validade para toda uma eternidade. O lugar que escolhido para se casar será baseado no estilo que eles têm em mente para o grande dia – existem lugares com impressionantes belezas naturais ou magníficos ambientes para todos os gostos, desde algo muito simples e minimalista, até decorações fortemente decoradas e planejadas, cheias de detalhes que seriam o cenário perfeito para o casamento dos seus sonhos.

O mais importante é a sua união conjugal e a felicidade que isso acarreta, organize tudo com antecedência, fale conosco, e assim você não terá problemas em encontrar as datas e locais disponíveis, lembre-se, o mais importante é que o seu casamento seja como você sempre sonhou. Seja feliz! Entre em contato com a IVCM, conheça a sua história, os depoimentos de quem teve o privilégio de tê-los como celebrantes. Estamos a disposição para que o seu casamento seja inesquecível.

Direto da Redação

Publicidade

Publicidade