Esta é uma data religiosa, 19 de março, data em que se celebra a figura do “pai terreno” de Jesus Cristo e esposo de Maria, mãe de Cristo. É um dos santos mais venerados pela Igreja Católica e Veterocatólica em todo o mundo.
São José é conhecido também como José de Nazaré, José, o Carpinteiro e São José Operário, por causa da sua profissão, informação que podemos obter na Bíblia. Por esse motivo, também no feriado do Dia do Trabalho – 1º de maio, é celebrado o Dia de São José Operário.
São José é considerado o padroeiro dos trabalhadores e das famílias, além de Patrono Universal da Igreja Católica e Igreja Veterocatólica Missionária. Em Portugal, o Dia dos Pais é celebrado no Dia de São José.
De acordo com a Bíblia, José era noivo de Maria e, por ser um homem justo, foi escolhido para ser o pai terreno de Jesus. Muitos historiadores explicam que essa construção da imagem de José é a tônica: de um homem forte, que em sonho ouvia a voz de Deus.
“E ele não fala, não tem fala de José na bíblia, mas apenas fala sobre ele. Portanto, pode ser considerado um homem silencioso, sereno, introspectivo”, analisa. “Era uma pessoa de ouvir e agir, de ação.”
“José viveu em Nazaré, na Galileia. Os evangelhos se referem a ele aclamando-o como ‘homem justo’ escolhido por Deus para ser o pai amoroso de seu filho Jesus. “José passou pela provação da gravidez de Maria, de quem ele era noivo, mas não era o pai do filho dela”, mesmo assim casou-se com Maria”. Para tanto, um anjo apareceu em sonhos para que ele não rejeitasse Maria, uma vez que ela apareceria grávida apesar de não ter tido relações com ele conforme a tradição da época. O filho de Maria era Jesus, o Filho de Deus.
Quando Jesus estava perto de nascer, José e Maria tiveram que viajar para Belém a fim de fazerem o recenseamento, conforme tinha sido obrigado pelo governo romano. Os locais para dormir estavam cheios e José teve que passar a noite numa gruta com Maria, onde nasceu Jesus. Ainda de acordo com a Bíblia, José esteve presente na criação de Jesus e sustentou sua família com o seu trabalho de carpinteiro.
No entanto, a maioria dos estudiosos bíblicos acredita que José tenha morrido antes da crucificação de Jesus. Isso se deve principalmente ao fato de ele não estar presente naquele momento da vida de seu filho. “A última vez que a bíblia fala a respeito de São José é no episódio do encontro de Jesus no templo, quando ele tinha 12 anos de idade” No Evangelho de João, Jesus confia sua mãe a alguém que não é da família (João 19:27).
Avisado por um anjo sobre a iminente morte, José vai ao Templo de Jerusalém adorar a Deus e, no retorno, contrai uma doença fatal que o faz sucumbir. Extremado em seu leito, envolto pelo temor da morte, só encontra consolação em Jesus, o único que consegue acalmá-lo.
“Quando Jesus inicia sua vida pública, com mais de 30 anos, não se fala mais em José. Numa das pregações de Jesus anunciam que sua mãe ali estava, mas não José. E no momento da crucificação fica claro que Maria era viúva e Jesus a confia a João, evangelista, que dela cuidou daquele dia em diante.”
“Isto posto, não se pode afirmar quando ele morreu”, conclui o hagiólogo.
Caríssimo filhos e filhas em Cristo. Graça e Paz! Hoje celebramos a Festa de nosso padroeiro São José.
No dia 13/04/2024 nossa Igreja aqui no Brasil completará 3 anos, seu terceiro aniversário em terras brasileiras, e no dia 25/03/2024 completo 7 (Sete) meses à frente desse patriarcado, concedido a mim por meio da aclamação na cidade de Paracambi – RJ.
A exemplo de São José nosso patriarca maior e universal, aproveito o momento para pedir ao clero IVCM: bispos e padres que no dia de hoje celebrem a Santa Missa em louvor a São José e em suas orações orem também por mim, esse indigno servo dos servos, pois também, tenho o nome de José e sou o Patriarca (pai), dessa igreja Veterocatólica Missionária.
Roguemos para que o Senhor da messe, que me chamou para segui-lo, me sustente nessa missão e que, chamem também outros irmãos, homens e mulheres para segui-lo nessa caminhada de fé e de amor a Cristo e a sua Igreja.
Neste dia tão especial, conto com as orações de todos a meu favor, a favor da Igreja e de todos aqueles nós pedem orações e, da mesma forma, orarei por todos vocês e por suas famílias.
Peço que orem por mim, pois careço muito de vossas orações para conduzir com firmeza, justiça, caridade e amor está grei que o Senhor a mim, confiou.
Viva São José! Viva, Viva, Viva!
São José, rogai por nós!
+++José Fernando de Faria, IVCM
Servo dos servos
Servo do Senhor Deus Altíssimo
A vós, São José, recorremos na nossa tribulação, cheios de confiança solicitamos a vossa proteção no dia de hoje para todos os pais de família. Vós fostes o pai adotivo de Jesus, soubestes amá-Lo, respeitá-Lo e educá-Lo com amor e dedicação, como vosso próprio filho.
Olhai todos os pais do mundo e especialmente os da nossa comunidade, para que, com amor e dedicação, eduquem os seus filhos na fé cristã e para a vida. Protegei todos os pais doentes que sofrem por não poderem dar saúde, educação e casa decente para seus filhos.
Protegei todos os pais que trabalham arduamente no dia a dia para não faltar nada aos seus filhos. Protegei todos os pais que se dedicam de corpo e alma à sua família. Iluminai todos os pais que não querem assumir sua paternidade. Iluminai todos os pais que desprezam seus filhos e esposas.
Enfim, olhai por todos os pais, para que assumam e vivam com alegria sua vocação paterna.
Ámen.
Direto da Redação