Eu sou a ressurreição e a vida” foi algo que Jesus disse para explicar que somente Nele podemos ter a vida eterna. Toda vida vem de Deus e ninguém pode receber a vida eterna se não estiver unido a Deus, através de Jesus. Jesus nos dá a certeza da ressurreição. Em João 11:25-26 Jesus declarou que ele é a ressurreição e a vida. Ele disse isso para confortar Marta, porque seu irmão Lázaro tinha morrido. Depois, para provar que falava a verdade, Jesus ressuscitou Lázaro!
Jesus tem todo o poder para nos salvar dos pecados e nos ressuscitar para a vida eterna. Pela sua morte na cruz, ele levou o castigo do pecado, que nos separa de Deus, a fonte de toda vida. Agora quem crê em Jesus pode receber vida nova, livre do pecado! – João 3:16
A morte não é o fim para aqueles que creem em Jesus! Assim como Jesus ressuscitou e subiu ao Céu para ficar junto do Pai, um dia, nós, os salvos, também iremos ressuscitar e morar com Jesus. Quem crê em Jesus já não precisa ter medo da morte. A morte perdeu seu poder, porque já não traz consigo a condenação (1 Coríntios 15:55-57). Depois da morte temos a garantia que Jesus nos vai ressuscitar no fim dos tempos, para nos dar uma nova vida.
Na nova vida que um dia vamos receber de Jesus, não haverá mais morte. Todos segundo a fé Católica terão vida eterna, sem sofrimento nem dor (Apocalipse 21:3-4). A vida nova no Céu nunca acabará! Ela é eterna. Jesus será a fonte de nossa vida e essa fonte nunca se esgotará, porque vem do próprio Deus.
Existe apenas uma condição para receber essa vida eterna em Jesus: crer (Romanos 10:9-10). Crer não significa simplesmente acreditar que Jesus ressuscitou. A verdadeira fé traz arrependimento – a convicção que erramos e a decisão de mudar de vida, com a ajuda de Jesus, nosso salvador. Quando alguém crê, Jesus entra dentro de seu coração e lhe dá a vida nova, unida a Deus. E essa vida não pode ser destruída, nem pela morte.
Ao ler o título desta matéria pode ser que você tenha ficado confuso. Como pode alguém morto, viver? Não, não estamos falando de zumbis. Trata-se de um dos temas mais lindos do Cristianismo: a Salvação. Isso responde a pergunta sobre para onde vamos depois que a vida na Terra se acabar.
Quando Adão e Eva pecaram, todos nós, descendentes deles, recebemos essa herança de pecado e consequentemente, de morte. Mas Deus, em sua infinita misericórdia, decidiu que haveria um sacrifício a ser feito para pagar pelo preço de todos os pecados da humanidade. Hoje, através da fé no Cristo crucificado, temos perdão e salvação. Temos acesso a vida eterna com Deus no paraíso pois Jesus deu a vida por mim e por você. Ele morreu para que possamos viver.
Então, ainda que nosso corpo pereça e nossa vida se vá, estaremos com Cristo no Céu. Porque sem arrependimento não há perdão e sem perdão não há salvação, mas em Jesus temos graça, compaixão e amor. Em Jesus temos um futuro e uma esperança: depois da morte vem a vida eterna. Desfrute dessa segurança. Ainda que morto, viverá. Você crê?
Enquanto os cristãos podem experimentar o sofrimento na vida, também podem viver a esperança de que “são amados por Cristo que, através de sua própria morte humana e divina, e ressurreição, pode levá-los até o fim e remodelá-los, fazendo algo lindo a partir da fé que possuem, amando seus irmãos como a si mesmo!
Além disso, os cristãos esperam a ressurreição dos outros, seus amigos e entes queridos, “para viver em um novo céu e uma nova terra”.
“Por tudo isso evangelizamos, por isso nos arrependemos dos nossos erros e perdoamos aqueles que nos fazem algum mal. Por isso rezamos pelos mortos e os santos que já tem a visão beatífica de Deus também rezam por nós”.
Os santos, “ainda estão envolvidos com o mundo e esperam conosco a revelação final de Cristo que dará a todos a ressurreição”.
Para finalizar podemos afirmar que a doutrina cristã sobre a ressurreição se encontra no Catecismo da Igreja Católica, que assinala: “Nós cremos e esperamos firmemente que, tal como Cristo ressuscitou verdadeiramente dos mortos e vive para sempre, assim também os justos, depois da morte, viverão para sempre com Cristo ressuscitado, e que Ele os ressuscitará no último dia. Tal como a d’Ele, também a nossa ressurreição será obra da Santíssima Trindade”.
Direto da Redação – Fonte: ABTT