Publicidade

Igreja celebra memória de Santa Clara, padroeira da televisão

De família nobre, Santa Clara destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos

A igreja celebra neste 11 de agosto, a memória de uma inteligente e bela jovem que ficou conhecida como “dama pobre”: Santa Clara. Desde nova, Clara se destacou por sua caridade e sua atenção aos pobres e desfavorecidos.

Além de toda a radicalidade vivida pelo seguimento a Jesus, Clara foi considerada padroeira da televisão. Segundo informações colhidos pelo Reverendo Padre Neilo Machado da TV Jornal da Cidade, a jovem santa recebeu este título quase no final de sua vida quando impossibilitada de participar da Santa Missa na solenidade de Natal, já deitada em sua cama, convalescente, pediu a graça de poder comungar e participar da missa.

Neste mesmo dia, Deus lhe deu a graça de assistir de maneira íntegra toda a transmissão da celebração e de fato receber a bênção daquele momento. No ano de 1958 recebeu o título de padroeira da Televisão pelo Papa Pio XII”.

Nos Estúdios da TV Jornal da Cidade on line, em Pouso Alegre (MG), existe sempre vários momentos dedicados a ela, onde a santa se manifesta de maneira silenciosa. O sacerdote relata que muitas vezes sente a presença de Clara e de Nossa Senhora das Dores, principalmente no momento das missas celebradas por ele e por outros missionários e colaboradores.

A IVCM – Igreja Veterocatólica Missionária tem usado da intercessão de Clara para muitas atividades da TV. O padre Neilo afirma que muitas vezes pede a intercessão destas duas santas, Clara e das Dores para que ajudem a andar na verdade, na vontade de Deus. “Santa Clara nos ajuda a comunicar a palavra de Deus, andar nos trilhos da verdade, e Nossa Senhora das Dores a viver a doutrina com inteireza, longe dos sofrimentos e dores”. Confidenciou.

Projeto Santa Missa em Seu Lar

O projeto de celebrar uma Missa on line, pelas Redes Sociais, apresentada pela TV Jornal da Cidad, todos os domingos as 10:30hs, foi uma convocação do próprio Reverendo Padre Neilo Machado, diante da Pandemia que assolou o mundo, com a Covid 19 fechando as portas das igrejas e a proibição da concentração de pessoas, anunciando o início das transmissões, a missão coube a televisão cobrir essa lacuna e direcionar-se aos lares dos fieis. “Uma programação toda ela educativa, saudável, musical com lindos temas e acima de tudo cristã dentro do que a Liturgia do dia exige nas Missas celebradas. Que passou a entrar no lar das pessoas como uma benção, não como uma desgraça; para evangelizar; para cristianizar; para reconstruir a família em momentos tão preocupantes por todas as nações. É uma aventura, que convidamos todos a entrar conosco neste projeto e que deu certo e que continua a cada semana aumentando suas visualizações por esse mundo afora”.

História de Santa Clara

Santa Clara nasceu em Assis, Itália, no ano de 1193. Pertencia a uma nobre família e era dotada de grande beleza. Seu pai chamava-se Favorino de Offreduccio e sua mãe, Ortolana da Fiume. O casal possuía mais quatro filhos.

Seu nome veio de uma inspiração dada à sua fervorosa mãe, a qual foi revelado que a filha haveria de iluminar o mundo com sua santidade. Destacou-se desde cedo pela sua caridade e respeito para com os pequenos, exercitava com frequência a piedade cristã, distribuindo esmolas e atendendo com disponibilidade as pessoas necessitadas que a procuravam.

Fazia tudo espontaneamente, com muito amor, carinho, respeito, como demonstração de seu sincero amor a Deus. Quando tinha apenas dezoito anos, a jovem abandonou o seu lar para seguir Jesus mais radicalmente. Foi quando encontrou seu antigo e enamorado amigo Francisco de Assis. Eles se tornaram desde então grandes amigos e, como um sinal de entrega total ao Cristo pobre, teve seus lindos cabelos cortados, como sinal de entrega total a Jesus.

Santa Clara faleceu no dia 11 de agosto de 1253, aos 60 anos de idade. Foi canonizada no ano de 1255 pelo Papa Alexandre lV.

Oração a Santa Clara

Ó querida Santa Clara, que respondeste generosamente ao chamado do Senhor, entregando-te a uma vida de humildade e pobreza, ajuda-me, pela tua intercessão, a descobrir qual é o plano de Deus para a minha existência, alcança-me a coragem de dizer um sim generoso como o teu, como o de Maria, e a fidelidade em concretizá-lo todos os dias até o fim. Amém!”

Direto da Redação Baseado num texto de Nathalia Cassiano

Publicidade

Publicidade