Publicidade

O que é ser Veterocatólico Missionário

Abdicar de suas vidas particulares a fim de exercer, de corpo e alma, sua
missão em servir

Ser um Veterocatólico Missionário é acolher, com amor, a vocação de cuidar das pessoas com muito carinho e amor, e ser misericordioso num âmbito total do ser. Diz respeito a zelar física e espiritualmente por cada pessoa, vendo nelas a pessoa de Cristo, e sendo Cristo para elas.

Os padres e irmãos do clero Veterocatólico abdicam muitas vezes de suas vidas particulares a fim de exercer, de corpo e alma, o mesmo ardor missionário que os motivou a dedicar suas vidas a servir e a dedicar sua existência nesta obra.

Na Ordem Franciscana e Sacerdotal com a missão de “cuidar do Cristo que sofre na pessoa do doente”, o trabalho se desenvolve também fora da instituição, em outras não menos importantes e necessitadas áreas, tais como a paroquial, formação dos futuros religiosos, atividades missionárias, acolhimento de ex-padres, ações comunitárias e educacionais, sempre com uma mesma dedicação: cuidar do próximos..

Para os jovens, num contexto geral, é cada vez maior o desafio em dizer ‘sim’ a Deus no serviço da vocação religiosa. Aos que têm coragem em acolher o seu chamado divino e buscam essa experiência no carisma estamos de portas abertas para os acolher, é necessária uma aproximação com a misericórdia vivida por Francisco de Assis que seguiu o exemplo deixado por Jesus Cristo.

Tal aproximação se dá nas etapas iniciais de formação : aspirantado, postulantado, noviciado, diaconato e presbiterado. Só depois de concluídas todas elas, com o aprofundamento da vivência na consagração IVCM é enfim, chegada a hora de um passo à frente: a profissão perpétua.

Pela profissão e consagrados pelo Bispo o jovem ou adulto religioso assume seu compromisso com a Igreja Veterocatólica Missionária e com a continuidade da sua vocação pautada em viver a misericórdia em prol dos que sofrem, dos que buscam esse encontro com Deus para a construção de uma sociedade mais justa, igualitária e humanizada.

Sente no coração que o seu chamado é aqui conosco? Venha fazer parte da IVCM.

Direto da Redação por Pe. Neilo Machado

Publicidade

Publicidade